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Aviação Comercial AdministradorAdministrador 08 Setembro 2018 (269)

A Era Concord

O Concord, saiba tudo sobre esta maravilha da aviação que marcou historia

A Era Concord

O Concorde é um avião comercial supersônico de passageiros, que foi produzido entre abril de 1965 (fabricação da primeira peça)  e o final de 1978, pelo consórcio formado pela britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a francesa Aérospatiale. Seus voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003, tendo sido operado apenas pelas companhias British Airways e Air France.

No final da década de 1950, era de interesse das agências americana, francesa, inglesa e soviética, a criação de uma aeronave supersônica de transporte de passageiros. Cada um desses países possuía seu próprio projeto, porém, no começo da década de 1960, devido aos enormes custos demandados, os governos da Inglaterra e França decidiram juntar forças, e em 25 de outubro de 1962, assinaram um tratado que criou o consórcio franco-britânico e tornou possível o desenvolvimento do projeto e produção da aeronave.

No início, o Concorde tinha cerca de 100 pedidos das companhias mais importantes do mundo, além da Air France, Pan Am e BOAC, atual British Airways, que eram as companhias lançadoras do tipo, a Japan AirlinesLufthansaAmerican AirlinesQantas e TWA também manifestaram interesse de compra.

A construção do primeiro protótipo francês (nº 001) começou em abril de 1965 pela Aérospatiale em ToulouseFrança e foi concluída em 11 de dezembro de 1967. Após quinze meses de testes em solo, decolou para seu primeiro voo em 2 de março de 1969.[6] O segundo protótipo (nº 002) foi construído pela BAC em Filton (en), Inglaterra e decolou para seu primeiro voo um mês depois, em 9 de abril de 1969.

O protótipo nº 001 foi o primeiro a atingir, em 1º de outubro de 1969, a velocidade transônica (Mach1, aproximadamente 1 100 km/h à altitude operacional). Em 4 de novembro de 1970, atingiu a velocidade supersônica Mach2 (aproximadamente 2 200 km/h).

Em 4 de setembro de 1971 o Concorde começou a sua série de voos de demonstração em uma turnê mundial, inclusive inaugurando o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth em 1973, quando a aeronave visitou os Estados Unidos. Estes voos de demonstração fizeram com que a aeronave acumulasse sessenta pedidos de compra.

Entretanto, uma avalanche de cancelamentos ocorreu devido a uma conjunção de vários fatores, como a crise do petróleo dos anos 1970, dificuldades financeiras por parte dos parceiros das companhias aéreas, a queda do concorrente russo do Concorde, o Tupolev Tu-144, e alegados problemas ambientais, como o elevado ruído ao ultrapassar a barreira do som e poluição atmosférica. No final, apenas Air France e British Airways restaram como compradoras.

Ambas as companhias europeias realizaram uma série de voos testes e voos de demonstração ao redor do globo, a partir do ano de 1974, quando recordes aeronáuticos foram estabelecidos, e até hoje não superados. No total, foram 5.070 horas voadas com os seis primeiros modelos do Concorde (que não foram utilizados comercialmente), sendo 1.619 horas de testes em voo supersônico.

O Concorde tinha um nariz que se inclinava durante a aterrissagem, para uma melhor visibilidade da pista. Na imagem, a unidade G-AXDN (N/S 101) - Aeroporto de Farnborough, 7 de setembro de 1974.

Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde iniciou voos comerciais, ligando Paris ao Rio de Janeiro, com uma escala em Dakar. Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros - 1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985 - ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.

Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido à sua grande altitude de voo. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura do globo terrestre. A aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da Terra, e isso se fazia notar quando a decolagem em Londres era após o pôr do sol, chegando em Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição, e assim, por muito tempo, restrições ambientais impediram sua operação nos Estados Unidos.

O serviço de passageiros no Concorde permaneceu sem acidentes por cerca de 24 anos, atendendo regularmente, além de Nova Iorque e Washington, as cidades de MiamiBridgetown (Barbados), CaracasIlha de Santa Maria, Dakar, BahrainSingapuraCidade do México e Rio de Janeiro. Ao longo destes anos, o avião rodou o mundo nas duas direções, visitando todos os continentes, exceto a Antártica.

Em 25 de julho de 2000, uma das unidades da Air France (Voo Air France 4590) teve um acidente fatal, causado por uma peça de um DC-10 da Continental Airlines, que se soltara na pista minutos antes da decolagem do Concorde. Este acidente levou à paralisação de toda a frota francesa e britânica e considerado como a principal causa do fim dos voos do Concorde.

Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações, retornando ao transporte comercial de passageiros em novembro de 2001. Meses antes do retorno comercial, foi realizado o primeiro voo experimental com passageiros em 17 de julho de 2001. Uma aeronave da British Airways decolou do aeroporto de Heathrow por volta das 14h20 (horário local), sobrevoou o Atlântico, e retornou à Grã-Bretanha quando estava sobre o sudoeste da Islândia , pousando em uma base aérea em Oxfordshire. O voo teve como objetivo simular uma viagem para Nova Iorque, demonstrando que a aeronave estava em condições seguras de voo depois das modificações técnicas. A velocidade chegou a 1 350 mph (2 200 km/h) e a altitude chegou a 60 000 ft (18 000 m). O tempo total de voo foi de 3h20 e estavam a bordo autoridades da aviação civil e da British Airways.

Em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram juntas encerrar os voos comerciais da aeronave. A Air France em 31 de maio de 2003 e a British Airways em 24 de outubro do mesmo ano. O último voo oficial foi realizado pela aeronave G-BOAF da British Airways, em 26 de novembro de 2003, para Filton, cidade onde foi produzido o primeiro Concorde, quando homenagens e manobras foram realizadas, como o movimento do "Bico" (levantamento e abaixamento). Logo depois seus motores foram desligados fechando um dos mais gloriosos capítulos da aviação.

Foram fabricados vinte Concordes ao longo de um período de treze anos. Apenas a British Airways e Air France operaram a aeronave comercialmente.

Dois protótipos (001 e 002) foram produzidos para aperfeiçoamentos no projeto inicial. Mais duas aeronaves foram construídas (101 e 102), como aeronaves de pré-produção, e também serviram para refinar o projeto, de forma a aproximá-lo da configuração ideal para o serviço comercial. Foram feitas alterações no projeto dos motores, ensaios de rolagem em pista molhada, ensaios de altitude, em altas e baixas temperaturas e testes de sistemas e componentes com as novas tecnologias que estavam surgindo, como reversores e freios de carbono. Também foi reprojetada a seção de nariz, com inclinação para uma melhor visibilidade do piloto. As unidades 201 e 202 também nunca entraram em serviço comercial, sendo utilizadas em testes como as anteriores, como treinamento da tripulação, testes de rotas, de resistência, refinamento técnico e desenvolvimento. Portanto, das vinte unidades produzidas, apenas quatorze operaram comercialmente, sete pela British Airways e sete pela Air France.

Dos vinte Concordes produzidos, dezessete estão expostos (um na fábrica da Airbus, em Toulouse, quatro em aeroportos e doze em museus aeroespaciais).

Nº de série Registro 1º voo 1º Operador Último voo Detalhes Onde está
001 F-WTSS 2 de março de 1969 Aerospatiale 19 de outubro de 1973
  • Protótipo, francês
  • 812 h de voo
  • Imagem 
Museu Aeroespacial de Le Bourget (en), Le BourgetFrança.
002 G-BSST 9 de abril de 1969 Gov. Reino Unido 4 de março de 1976
  • Protótipo, inglês
  • 836 h de voo
  • Imagem
Museu Aeronáutico de Yeovilton (en), SomersetInglaterra.
101 G-AXDN 17 de dezembro de 1971 Gov. Reino Unido 20 de agosto de 1977
  • Pré-produção, inglês
  • 575 h de voo
  • Imagem 
Museu de DuxfordCambridgeshire, Inglaterra.
102 F-WTSA 10 de janeiro de 1973 Aerospatiale 20 de maio de 1976
  • Pré-produção, francês
  • 656 h de voo
  • Imagem 
Museu Delta (fr), Orly, França
201 F-WTSB 6 de dezembro de 1973 Aerospatiale 19 de abril de 1985
  • Produção, francês
  • 909 h de voo
  • Imagem 
AirbusToulouse, França (exposto).
202 G-BBDG 13 de fevereiro de 1974 BAC 24 de dezembro de 1981
  • Produção (teste) inglês
  • 1.282 h de voo
  • Uso de partes em outras aeronaves a partir de 1984
  • Imagem 
Restaurado (2006), Museu de Brooklands (en), Inglaterra.
203 F-BTSC 31 de janeiro de 1975 Aerospatiale 25 de julho de 2000
  • Produção (teste), francês
  • 11.989 h de voo
  • Destruído em acidente (25 de julho de 2000)
  • Imagem 
Restos no Aeroporto de Le Bourget, França
204 G-BOAC 27 de fevereiro de 1975 BAC 31 de outubro de 2003
  • Produção, inglês
  • 22.260 h de voo
  • Imagem 
Aeroporto de Manchester, Inglaterra
205 F-BVFA 27 de outubro de 1975 Air France 12 de junho de 2003
  • Produção, francês
  • 17.824 h de voo
  • Imagem 
Museu Aeroespacial SmithsonianWashingtonEUA
206 G-BOAA 5 de novembro de 1975 BAC 12 de agosto de 2000
  • Produção, inglês
  • 22.786 h de voo
  • Imagem 
Museu Nacional de Aeronáutica (en), EdimburgoEscócia
207 F-BVFB 6 de março de 1976 Air France 24 de junho de 2003
  • Produção, francês
  • 14.771 h de voo
  • Imagem 
Museu do Automóvel e da Tecnologia de SinsheimBaden-WürttembergAlemanha.
208 G-BOAB 18 de maio de 1976 BAC 15 de agosto de 2000
  • Produção, inglês
  • 22.297 h de voo
  • Imagem
Aeroporto de Londres Heathrow, Inglaterra (exposto ao lado da pista de taxiamento)
209 F-BVFC 9 de julho de 1976 Air France 27 de junho de 2003
  • Produção, francês
  • 14.332 h de voo
  • Imagem 
Museu Aeronáutico AeroscopiaToulouse, França.
210 G-BOAD 25 de agosto de 1976 BAC 10 de novembro de 2003
  • Produção, inglês
  • 23.397 h de voo
  • Imagem 
Museu Marítimo e Aeroespacial Intrepid (en), Nova YorkEUA
211 F-BVFD 10 de fevereiro de 1977 Air France 27 de maio de 1982
  • Produção, francês
  • 5.821 h de voo
  • Imagem 
  • Fora de serviço e abandonado por 12 anos, sofreu séria corrosão. A seção de "nariz" foi vendida a um colecionador.
Partes no Aeroporto de Le Bourget, França
212 G-BOAE 17 de março de 1977 BAC 17 de novembro de 2003
  • Produção, inglês
  • 23.376 h de voo
  • Imagem 
Aeroporto Internacional Grantley AdamsBarbados.
213 F-BTSD 26 de junho de 1978 Air France 14 de junho de 2003
  • Produção, francês
  • 12.974 h de voo
  • Imagem 
Museu Aeroespacial de Le Bourget (enLe BourgetFrança.
214 G-BOAG 21 de abril de 1978 British Aerospace 5 de novembro de 2003
  • Produção, inglês
  • 16.239 h de voo
  • Imagem
Museu Aeroespacial de SeattleSeattleEUA.
215 F-BVFF 26 de dezembro de 1978 Aerospatiale 11 de junho de 2000
  • Produção, francês
  • 12.420 h de voo
  • Imagem 
Aeroporto de Paris-Charles de GaulleFrança (exposto ao lado da pista de taxiamento).
216 G-BOAF 20 de abril de 1979 British Aerospace 26 de novembro de 2003
  • Produção, inglês
  • 18.257 h de voo
  • Imagem
  • O último Concorde a realizar um voo
Centro Aeroespacial de Bristol (en), BristolInglaterra.


 
Comprimento: 61,65 m

 

  • Envergadura: 25,6 m
  • Altura: 12,2 m
  • Lugares: 110 poltronas
  • Peso Básico Operacional: 78.700 kg
  • Peso Máximo Zero Combustível: 92.080 kg
  • Capacidade de carga paga (payload): 13.380 kg
  • Peso Máximo de Descolagem: 185.000 kg
  • Peso Máximo de Pouso: 111.130 kg

Desempenho

  • Velocidade Máxima de Operação: Mach 2,04
  • Velocidade Normal de Cruzeiro: Mach 2,00
  • Altitude Máxima de Operação: 60.000 pés / 18.300 m
  • Alcance oficial: 3.700 NM ou 6.852 km (O recorde da aeronave é de 3.965 NM no voo Washington – Nice em 11 de setembro de 1984)

Motor

  • Modelo do Motor: Olympus 593 Mk 610-14-28 (versão final, de produção) 
  • Fabricante do Motor: Rolls-Royce / SNECMA
  • Potência Máxima produzida por Motor na decolagem (pós-combustores acionados): 38.050 lbf (169,2 KN)
  • Capacidade de Combustível: 119.500 Litros / 95.680 kg
  • Consumo de Combustível (1 motor em Idle, no solo): 1.100 kg/hora ou 2.400 libras/hora
  • Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima "seca", no solo): 17.500 kg/hora ou 23.150 lbs/hora
  • Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima + pós-combustor, no solo/decolagem): 38.500 kg/hora ou 49.604 lbs/hora

 

 

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