Boa noite
Cinema MaykonMaykon 15 Setembro 2018 (1957)

Predadores-A origem de tudo

Saiba aqui tudo sobre o mais mortal dos Aliens

Predadores-A origem de tudo

Predator O Predador  é um filme americano de ficção científica de 1987 dirigido por John McTiernan. Ele é estrelado por Arnold Schwarzenegger como o líder de uma equipe de forças especiais de elite que estão em uma missão para resgatar reféns do território guerrilheiro na América CentralKevin Peter Hall co-estrela como o antagonista titular, uma forma tecnologicamente avançada de vida extraterrestre secretamente perseguindo e caçando o grupo. Predator foi escrito por Jim e John Thomas em 1985, sob o título de produção de Hunter. As filmagens começaram em abril de 1986 e os efeitos de criaturas foram planejados por Stan Winston.

O orçamento do filme foi de cerca de US$ 15 milhões. 20th Century Fox lançou-o nos Estados Unidos em 12 de junho de 1987, onde arrecadou US $ 59.735.548. A reação crítica inicial foi mista; criticando o foco na trama fina. Nos anos seguintes, as atitudes dos críticos em relação ao filme tornaram-se positivas, e apareceu em uma série de "melhores" listas. Produziu duas sequelas, Predador 2(1990) e Predadores (2010), e dois filmes em crossover com a franquia Alien, Alien vs. Predator (2004) e Alien vs. Predador 2 (2007). Outro filme, The Predator, está programado para ser lançado em 2018.

Um grupo de soldados especiais americanos liderados pelo Major Alan ´´Dutch`` Schaefer (Arnold Schwarzenegger) são enviados à uma selva na América Central para resgatarem um ministro estrangeiro e funcionários do governo que estão sendo mantidos reféns por guerrilheiros. A missão é cumprida, mas o que Dutch e seus homens não sabem é que algo além dos guerrilheiros os espreitam na floresta.

Elenco

Produção

Os roteiristas Jim e John Thomas partiram seu roteiro de uma piada que circulava em Hollywood na época, de que a série Rockydurava tanto que Sylvester Stallone deveria ter que lutar com um extraterrestre. O título original era "Hunter" (Caçador). A 20th Century Fox comprou o texto em 1985, e se associou ao produtor Joel Silver, de Commando. Silver trouxe Lawrence Gordon como co-produtor e o estreante John McTiernan como diretor. Arnold Schwarzenegger aceitou estrelar se o filme acrescentasse um time de soldados ao invés de ser apenas o ator contra o extraterrestre. Para as estrelas, trouxeram outros dois atores de ação, Carl Weathers e Jesse Ventura, mais atores étnicos - os nativo-americanos Sonny Landham e Richard ChavesBill Duke - e Shane Black, que havia escrito Lethal Weapon para Silver. Jean-Claude Van Damme tinha sido a escolha original para o Predador por suas habilidades marciais, mas as reclamações do ator com relação à roupa apertada e o desejo de escalar alguém que se impusesse perante o elenco o fizeram desistir. Kevin Peter Hall, um ator de 2,18 metros que havia interpretado o pé grande em Harry and the Hendersons, assumiu o papel.

O filme foi rodado em Puerto VallartaMéxico, com atrasos para acomodar a disponibilidade de Schwarzenegger e uma interrupção para seu casamento com Maria Shriver. Com exceção de Schwarzenegger e McTiernan, a maior parte do elenco e equipe sofreram de diarreia por intoxicação alimentar ("mal de Montezuma"). O design do Predador foi mudado durante a produção pelo original não ter sido considerado assustador o suficiente, com as mandíbulas sendo sugestão do cineasta James Cameron ao designer Stan Winston. As cenas de invisibilidade foram feitas vestindo dublês com roupas vermelhas, que eram apagadas no computador. A enorme choupana, que no filme serve como alojamento dos guerrilheiros, foi mantida e no local, hoje, há um restaurante.

Televisão

  • O Predador, foi exibido pela á primeira vez na TV Aberta na Rede Globo na sessão de filmes intitulado Tela Quente em 29/06/1992 na segunda-feira.

Principais prêmios e indicações

Oscar

  • Indicado na categoria: melhores efeitos visuais .

Prêmio Saturno

  • Venceu: Melhor Musica.
  • Indicado nas categorias: Melhor filme de ficção cientifica, melhor ator (Arnold Schwarzenegger) e melhores efeitos especiais.

    A tentativa de replicar o sucesso e o misto de ação-ficção científica-terror do primeiro filme começou errada com a escolha de ambientar a trama inexplicavelmente em 1997, sete anos após o ano de lançamento do filme. Honestamente – qual o objetivo de se ambientar um filme em um futuro próximo, se nada futurístico é utilizado no mesmo (pelo menos não por terráqueos)?

    No entanto, o filme não é ruim – pelo contrário, tem vários pontos positivos. Em primeiro lugar, tenta dar um pouco mais de sentido de verdade a uma das questões fundamentais do primeiro longa: por que um alienígena de uma cultura tão avançada estaria brincando de caçar pessoas em uma selva na América Central? Uma pistola de 1715 se soma às lendas contadas pela menina Anna (em “O Predador”) parecem peças de um interessante quebra-cabeça maior.

    Utilizar Los Angeles como cenário, se por um lado diminui o clima ermo de uma selva, por outro acrescenta o elemento de tensão do extraordinário presente no mundano.

    O elenco, que inclui Danny Glover como o protagonista Mike Harrigan, além de Gary
    Busey e um Baldwin (Adam), consegue dar conta do recado, apesar de faltar alguém com o carisma de Schwarzenegger (ainda que Glover seja bem mais ator que o ex-fisiculturista, ele perde nesse quesito).

    Onde “Predador 2” peca é na história. Apesar da trama de um policial se envolvendo em um assunto militar confidencial sem dúvidas ser interessante, a guerra entre a polícia e facções de gângsteres colombianos e jamaicanos já soava boba em 1990 – vinte anos não serviram para melhorar essa imagem. Mas algumas cenas são poderosas o suficiente para que esses pontos sejam relevados – como a cena do metrô ou o confronto final entre Harrigan e o alienígena.

     

E, é claro, o crânio de um Alien (sim, aquele da Sigourney Weaver) entre os troféus do Predador da vez deixou muitos ávidos por respostas. 

Em 1997, Los Angeles está sofrendo tanto de uma onda de calor quanto de uma guerra entre cartéis de drogas colombianos e jamaicanos fortemente armados. Um Predador assiste a um tiroteio entre a polícia e os colombianos, observando o tenente Michael Harrigan atacar os criminosos para resgatar dois policiais feridos e levar os colombianos de volta ao esconderijo.

Predador mata os colombianos, causando um distúrbio que leva Harrigan e os detetives da polícia Leona Cantrell e Danny Archuleta a desobedecer as ordens e entrar no esconderijo. Eles encontram os colombianos massacrados. Harrigan persegue o líder da gangue enlouquecido no telhado e atira em legítima defesa, acreditando que ele está atacando Harrigan, quando este entra em pânico contra o Predador camuflado. O próprio Harrigan vislumbra o alienígena, mas descarta-o como um efeito do calor extremo e de sua acrofobia. Na estação, Harrigan é repreendido por seus superiores por seu desobediência. Ele é apresentado ao agente especial Peter Keyes, líder da força-tarefa que está investigando os cartéis, e ao detetive Jerry Lambert, o mais novo membro da equipe de Harrigan.

Mais tarde naquela noite, vários membros do cartel jamaicano atacam a cobertura do barão da Colômbia. Depois que eles o assassinam como parte de um ritual, eles são mortos pelo Predador. A equipe de Harrigan entra na cobertura onde encontra os cadáveres esfolados dos jamaicanos suspensos das vigas, notando a semelhança com o massacre anterior. Keyes chega e chuta a equipe de Harrigan. Archuleta depois retorna para continuar investigando. Depois que ele encontra uma das flechas do Predator em um ar condicionado, o predador à espreita o mata. Harrigan promete encontrar o assassino de Danny, acreditando que eles estão lidando com um assassino comum. A análise forense revela que a flecha não é composto de nenhum elemento conhecido na tabela periódica. Buscando respostas, Harrigan se encontra com o traficante jamaicano Rei Willie, um praticante de vodu, em um beco. O Rei Willie diz a Harrigan que o assassino é sobrenatural e que ele deve se preparar para a batalha contra ele. Harrigan, ainda mais perplexo, sai antes do Predador matar o Rei Willie, tomando seu crânio como um troféu. O Predador marca Harrigan como seu último desafio de caça.

Traçando uma pista indicando que o assassino de Danny tinha estado recentemente em um matadouro, Harrigan consegue encontrar sua equipe em um distrito do armazém para investigar. Cantrell e Lambert tomam o metrô até o ponto de encontro quando o Predador, caçando os subordinados de Harrigan, de repente ataca durante um impasse entre uma gangue e um grupo de vigilantes. O Predador mata a gangue e vários vigilantes; Lambert enfrenta o Predator e é morto. Cantrell é poupada depois que o exame de seu corpo pelo Predador revela que ela está grávida. Chegando ao local para encontrar inúmeros civis armados mortos além de Lambert, Harrigan persegue o Predador em fuga, mas é interceptado pelos homens de Keyes. Keyes revela que o assassino é um caçador extraterrestre com visão infravermelha que usa camuflagem ativa e tem caçado seres humanos para o esporte durante conflitos armados, mais recentemente na América Central. Keyes e sua equipe montaram uma armadilha em um matadouro próximo, usando roupas térmicas isoladas e armas criogênicas para capturá-lo para estudo.

Quando o Predador chega, a armadilha é suspensa. No entanto, o Predador usa sua máscara para varrer vários comprimentos de onda eletromagnética para identificar a luz das lanternas da equipe. Ele facilmente mata todos os homens antes de ferir gravemente Keyes. Harrigan então ataca o Predador, ferindo-o gravemente antes de se recuperar, destrói sua arma e se fecha. Harrigan é salvo pelo súbito reaparecimento de Keyes, que tenta incapacitar o alienígena, mas é decapitado pelo seu disco lançador. O predador persegue Harrigan para um telhado e os dois inimigos se chocam, deixando-os pendurados em uma saliência. O alienígena ativa um dispositivo de autodestruição em seu antebraço, que Harrigan então corta usando o disco de arremesso, desativando o dispositivo. O Predador cai pela janela de um apartamento, trata suas feridas e foge pelo prédio.

Harrigan segue por um poço de elevador e encontra uma espaçonave em uma câmara subterrânea. Dentro da nave, após Harrigan vislumbrar brevemente uma sala de troféus com vários crânios (incluindo de um Xenomorfo), ele e o Predator se enfrentam em um duelo final que termina quando Harrigan finalmente mata o Predador usando seu disco de arremesso. Vários outros Predadores aparecem de repente,levando seu companheiro morto, e um deles da a Harrigan com uma pistola de antiga como um troféu. Harrigan escapa da nave quando ela decola. Ele chega à superfície assim que o restante da equipe de Keyes chega. Enquanto um subordinado de Keyes perde sua oportunidade de capturar o alienígena, Harrigan em particular diz que as criaturas retornarão.

Elenco

Televisão

  • O Predador 2 - A Caçada Continua, foi exibido pela primeira vez na TV Aberta na Rede Globo na " Terça Nobre " em 7/12/1993.Alien vs. Predador foi um sucesso comercial, conseguindo arrecadar 172 milhões de dólares tendo gasto 60 milhões de dólares em sua produção. O sucesso do filme conduziu para uma sequência em 2007 intitulada Aliens vs. Predator: Requiem.
    • Sanaa Lathan – Alexa Woods
    • Lance Henriksen – Charles Bishop Weyland
    • Raoul Bova –Sebastian De Rosa
    • Ewen Bremner – Graeme Miller
    • Colin Salmon – Maxwell Stafford
    • Tommy Flanagan – Mark Verheiden
    • Carsten Norgaard – Rustin Quinn
    • Tom Woodruff, Jr. – Alien
    • Ian Whyte – Predador
    • Joseph Rye – Joe Connors
    • Agathe De La Boulaye – Adele Rousseau
    • Sam Troughton – Thomas Parkes
    • Petr Jákl – Stone
    • Pavel Bezdek – Bass
    • Kieran Bew – Klaus
    • Carsten Voigt – Mikkel
    • Jan Pavel Filipensky – Boris
    • Adrian Bouchet – Sven
    • Andy Lucas – Juan Ramirez

      Os equipamentos de satélite do milionário Charles Bishop Weyland (Lance Henriksen) detectam uma fonte de calor em um ponto remoto na Antártida. Recruta uma equipe composta de seguranças, técnicos e cientistas de diversas partes do mundo para explorar a estrutura semelhante a uma pirâmide. Navegam pela Plataforma de gelo Ross até o ponto de detecção, a 600 metros de profundidade na ilha Bouvetøya, numa antiga estação baleeira. Descobrem um túnel através do gelo que vai na direção exata da estrutura.

      Esta movimentação é observada desde uma nave espacial por predadores. Três deles partem para o local, e matam vários humanos (seguranças) que ficaram do lado de fora do caminho da pirâmide.

      Enquanto isso, já lá dentro, os humanos vão descobrindo alguns segredos como: que a pirâmide foi construída há muitos milênios por povos que habitavam a Antártida numa época que ela era tropical e habitável, e esses faziam sacrifícios aos "deuses" (os predadores) que usavam as vítimas para serem infectadas e gerarem "serpentes" (os aliens) para servirem como caça competitiva; e que a pirâmide muda de forma internamente em suas câmaras de dez em dez minutos, como um labirinto até chegar na câmara de sacrifício. Uns humanos ficam e outros vão, até que acham as armas dos predadores numa urna secreta, e estes já dentro da pirâmide aparecem para atacar. Então a pirâmide muda de forma dando oportunidade de escapar a um grupo de pessoas para um outro caminho, e os outros foram aprisionados. Enquanto isso, a serpente mãe (alien-mãe ou rainha) é despertada de sua longa hibernação e começa a colocar ovos que vão até a câmara de sacrifício para eclodir os ovos e as larvas (feito aranhas) incubarem embriões nos corpos das vítimas até eles eclodirem, matando os que ficaram lá presos. E a partir daí começa a infestação dos aliens pela pirâmide.

      Até que os sobreviventes Alexa Woods (Sanaa Lathan) e Sebastian de Rosa (Raoul Bova), esperam pela nova formação da pirâmide até que descobrem que devem devolver a arma do predador para ele matar as serpentes (aliens). Mas ao tentar fugir de uma serpente, eles devem pular em um grande buraco, Sebastian tenta salvar Alexa, consegue mas é pego pela serpente e capturado como refém para infectar. Nesse momento um dos predadores é atacado por uma larva após matar alguns aliens adultos e fica por um tempo desacordado. O outro predador foi atacado e morto pelas serpentes. Ao retornar para as ações de combate aos aliens, se depara com Alexa sendo cercada por eles e os mata com sede de vingança, quando ele percebe que ela carrega consigo a sua arma principal de combate. Ela se alia ao predador que resta, e ainda uma serpente (alien) os ataca, mas o predador a mata e faz arma com a cauda e um escudo com o crânio do alien (que é à prova dos danos provocados pelo ácido do sangue deles) e coloca um símbolo de guerreiro no rosto de Alexa, que tem que matar Sebastian, pois ele está com um embrião da serpente no seu corpo.

      Eles chegam a um ninho que está prestes a eclodir várias larvas, colocam uma bomba e saem da pirâmide, com a missão de evitar que a serpente (a rainha) chegue até a superfície, mas ela consegue sair e os dois tem que matá-la. Eles conseguem enrolando ela nas próprias correntes que a aprisionava na pirâmide num reservatório de aço suspenso e a empurrando num lago congelado, mas o predador é atingido antes desse evento e morre logo após. Então chega a nave mãe dos predadores para resgatar o corpo e reconhecem o símbolo de guerreiro no rosto de Alexa, que recebe uma lança e a sobrevivência como gratidão. A nave parte, mas no interior dela sai um embrião do corpo do predador morto, que foi infectado pela larva no interior da pirâmide. Subentende-se que terá uma nova sequência da trama.

       

    Origens

    O conceito de "Alien versus Predador" surgiu com a história em quadrinho homônima (Aliens versus Predador) de 1989, que foi publicada após a aparição de uma caveira Alien na sala de troféus na nave espacial do Predador no filme Predator 2. O roteirista Peter Briggs criou o roteiro original em 1990-1991, que foi baseado na primeira série das histórias em quadrinhos. Em 1991, ele vendeu o conceito para a 20th Century Fox, que possuía os direitos sobre as franquias do filmes, mas a empresa não deu início ao projeto até 2002. A história Alien Vs. Predator atravessou virtualmente todas as formas de mídia antes de se apresentada na forma de filme em 2004, já foi uma bem sucedida série de revistas em quadrinhos, linha de brinquedos, vários videogames, trilha sonora (do jogo para PC) e, inclusive, uma série de cartas.

    Um esboço rascunhado por James DeMonaco e Kevin Fox foi rejeitado pelo produtor John Davis, que esperava dar ao filme uma proposta original que pudesse ser ambientada na Terra.Havia seis produtores envolvidos nos planos de filmagem entre as franquias do filme e todos estavam muito preocupados sobre a ideia de um filme apresentando as duas criaturas. Paul W.S. Anderson submeteu a Davis uma história que ele trabalhou por oito anos e apresentou, também, o conceito de arte elaborado por Randy Bowen, impressionado com a ideia de Anderson, Davis comparou o enredo do projeto ao filme Tubarão, sucesso de Steven Spielberg de 1975.[6] Anderson começou a trabalhar no filme depois de terminar o script de Resident Evil: Apocalypse, em parceria com Shane Salerno. A cadeira de diretor foi oferecida para Guillermo del Toro, mas ele optou por dirigir o filme Hellboy(2004).

    Enredo e cenário

    Antes de o roteiro oficial ser divulgado, repórteres anunciaram que a história seria sobre humanos que tentaram atrair Predadores usando ovos de Alien, todavia a ideia foi abandonada.Influenciado pelo trabalho de Erich von Däniken, Anderson pesquisou em suas teorias como ele acreditava que civilizações antigas foram capazes de construir gigantescas pirâmides com ajuda alienígena, uma ideia baseada na mitologia asteca. Anderson introduziu esses conceitos em Alien vs. Predator, descrevendo um cenário onde Predadores ensinaram civilizações humanas antigas a construir pirâmides e usaram a Terra para seus rituais de passagem, que ocorriam a cada 100 anos e, onde os Predadores deviam caçar Aliens. Para explicar como essas civilizações desapareceram sem deixar pistas, Anderson introduziu o conceito de que os Predadores, sobrepujados pelos Aliens, usaram suas armas de auto-destruição e mataram todas as formas de vida da área. O romance de H. P. LovecraftAt the Mountains of Madness de 1931, serviu de inspiração para o filme, além de vários elementos da série Aliens vs. Predator em quadrinhos. O roteiro inicial de Anderson previa a apariação de cinco Predadores no filme, posteriormente esse número foi reduzido para três.

    Como Alien vs. Predator é uma sequência dos filmes do Predador e uma continuação da série Alien, Anderson foi cauteloso para não ser contraditório com a continuidade das franquias. Ele escolheu como set de filmagem a remota Ilha Bouvet na Noruega justificando sua escolha por considerar aquele o ambiente mais hostil da Terra e provavelmente o mais próximo que uma superfície alienígena poderia parecer. E não utilizou nesse filme um ambiente urbano, como por exemplo, a cidade de Nova Iorque para não quebrar a continuidade da série Alien, pois nesses filmes, que se passam no futuro, Ellen Ripley, a protagonista, não tinha conhecimento da existência das criaturas até seu primeiro contato com elas. Quando Ripley e sua equipe de mineração chegam a um planeta desconhecido e encontram o esqueleto de uma rainha Alien e seus ovos no planeta abandonado.

    Sobre o elenco

    O primeiro ator a ser confirmado para fazer parte do elenco de Alien vs. Predator foi Lance Henriksen, que interpretou o personagem Bishop em Aliens e Alien 3. Por mais que as histórias dos filmes da série Alien se passem há cerca de 150 anos no futuro, em relação ao enredo do filme atual, Anderson quis manter a continuidade com a série incluindo um ator familiar para os fãs. Henriksen interpreta o bilionário Charles Bishop Weyland, um personagem que possui vínculo com a Weyland-Yutani Corporation da série Alien. De acordo com Anderson, as Indústrias Weyland, a qual Charles Bishop é chefe, descobriu a pirâmide alienígena e como resultado desta descoberta uma nova empresa foi criada a Weyland-Yutani Corporation que no futuro, cerca de 150 anos após os eventos do filme, teria criado um andróide à semelhança de Weyland. Seria o mesmo tipo de coisa se, por exemplo, a Microsoft resolvesse criar, daqui a 100 anos, um andróide que se parecesse com Bill Gates.

    Anderson optou por um elenco europeu que incluiu o ator italiano Raoul BovaEwen Bremner da Escócia e o ator Colin Salmon. Segundo o produtor Davis essa miscigenação de atores dava um toque especial ao filme, dando a possibilidade de elaborar vários e distintos personagens. O papel de Max Stafford foi escrito especificamente para Colin Salmon.Centenas de atrizes fizeram os testes para o papel da heroína do filme Alexa Woods. Sanaa Lathan foi selecionada e uma semana depois dos testes voou para Praga para começar a gravar. Os cineastas sabiam que haveria comparações entre Alexa Woods e Ellen Ripley, a heroína dos filmes Alien e não queriam um clone desta personagem, queriam uma personagem similar com suas próprias peculiaridades.

    Anderson revelou em uma entrevista que o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger estava disposto a reprisar seu papel, fazendo uma pequena aparição no filme, como Major Alan Schaeffer do filme Predator desde que ele perdesse as eleições de 2003 e que as filmagens fossem realizadas em sua casa. Entretanto, Schwarzenegger, venceu as eleições com 48,58% dos votos e ficou impossibilitado de participar de Alien vs. Predator. A atriz Sigourney Weaver, que estrelou Ellen Ripley na série Alien, disse estar feliz por não estar no filme, pois desejava seu personagem morto e que o conceito do filme lhe parecia horrível.

    Filmagens e cenografia

    A produção começou no final de 2003 nos Estúdios Barrandov em PragaRepública Checa, onde a maior parte das filmagens ocorreram. O diretor de arte Richard Bridgland foi o responsável pelos sets de filmagem, adereços e veículos usados no filme, seu trabalho foi baseado na arte conceitual desenhada por Anderson que deu uma noção abrangente de como ele queria que as coisas fossem. De vinte cinco a trinta sets, em tamanho natural, foram construídos nos Estúdios Barrandov, a maioria deles simulando o interior da pirâmide. As pinturas, esculturas e hieróglifos da pirâmide foram influenciados pelas civilizações egípcias, cambojanas e astecas, enquanto que a aparência dos quartos da pirâmide foi baseada para criar uma atmosfera claustrofóbica similar ao filme Alien original. De acordo com Anderson, se esses mesmos sets tivessem sido construídos em Los Angeles ele teriam custado cerca de 20 milhões de dólares, entretanto, em Praga eles custaram 2 milhões, fato que constituiu fator crucial para que o custo final do filme ficasse em torno de 60 milhões de dólares.

    Miniaturas de vários metros de altura foram criadas para dar ao filme um efeito de realismo maior do que se conseguiria utilizando computação gráfica. Para a miniatura da estação baleeira e para os sets em tamanho natural foram usados cerca de 700 sacos de neve artificial (entre 15-20 toneladas). Uma miniatura de um quebra-gelo com 4,5 metros de altura foi criado ao custo de aproximadamente 37 mil dólares e 10 semanas de trabalho. O diretor de efeitos especiais, Arthur Windus, declarou que o uso de miniaturas foi extremamente benéfico para o processo de filmagem, alegando que com computação gráfica se perde muito tempo para fazer a cena parecer real, enquanto que com miniaturas basta gravar que a cena está pronta. As cenas na estação baleeira foram gravadas em uma miniatura de 25 metros que demorou vários meses para ser construída, sendo projetado com base em um modelo que poderia ser demolido e, então reconstruído, beneficiando as filmagens.

    Efeitos especiais e criaturas

    A empresa de efeitos especiais Amalgamated Dynamics Incorporated (ADI) foi contratada para o filme tendo trabalhando anteriormente nos filmes Alien 3 e Alien: Resurrection. Os produtores responsáveis pelos efeitos visuais do projeto, que continha cerca de 400 cenas com efeitos, foram Arthur Windus e John Bruno. Os fundadores da Amalgamated Dynamics Incorporated Alec Gillis, Tom Woodruff Jr. e demais membros de sua companhia começaram a desenhar fantasiasminiaturas e efeitos em junho de 2003. Por cinco meses as criaturas foram redesenhadas exaustivamente, as lâminas nos pulsos dos Predadores foram aumentadas cerca de quatro vezes mais do que nos filmes da série "Predator" inicial e um dispositivo de disparo de plasma maior foi criado para o Predador Scar.

    A forma básica da máscara do Predador foi mantida, embora detalhes técnicos foram acrescentados e cada Predador teve uma máscara única que os distinguia dos demais. Essas máscaras foram confeccionadas em fibra de vidro, usando moldes de argila e pintadas para dar um aspecto encharcado aos Predadores.

    Um boneco hidráulico Alien foi criado pela ADI permitindo a execução de movimentos mais rápidos e dando ao Alien uma aparência mais esguia e esquelética do que se um ator em uma fantasia fosse utilizado. O boneco requereu que seis pessoas o conduzissem, três para a cabeça e corpo, dois para os braços e a sexta pessoa para certificar-se que os sinais chegassem ao computador. O boneco foi usado em seis cenas, incluindo a cena de luta entre um Alien e um Predador que demorou aproximadamente um mês para ficar pronta. A produção tentou utilizar o mínimo possível cenas de computação gráfica; Anderson declarou que pessoas fantasiadas e bonecos são mais assustadores que monstros construídos eletronicamente por meio da computação gráfica. Aproximadamente 70% das cenas foram criadas utilizando-se fantasias, bonecos e miniaturas. A rainha Alien foi filmada usando uma combinação dos três artifícios, as cenas de computação gráfica foram inseridas para simular movimentos da cauda, quanto esta foi difícil de animar usando bonecos e atores.

    Anderson louvou as habilidades do diretor de AlienRidley Scott e do diretor de PredatorJohn McTiernan em serem capazes de criar uma atmosfera de suspense sem a necessidade de mostrar as criaturas até as cenas finais dos seus respectivos filmes, coisa que Anderson queria aplicar em seu Alien vs. Predator.

    Música

    O compositor austríaco Harald Kloser foi contratado para criar a música e ambientação sonora do filme. Kloser foi escolhido por Anderson para esse trabalho por já ter revelado ser fã das franquias e, iniciou-o logo após concluir a trilha sonora do filme O Dia Depois de Amanhã. A trilha sonora foi gravada em Londres e foi principalmente orquestral. Anderson comentou que um filme assustador como este era precisava de uma trilha sonora também assustadora. A trilha sonora foi lançada em 31 de agosto de 2004, com 18 faixas de áudio recebeu críticas mistas. James Christopher Monger do site Allmusic comenta que seguindo os passos dos compositores como James Goldsmith e James Horner, dos filmes antecessores da franquia Alien, Kloser mesclou elementos sinfônicos e orquestrais para dar mais dinamismo às cenas de ação. Ele, também, fez uso de uma miríade de elementos eletrônicos na mixagem de sua obra, todavia, não produziu nada de inovador.

    # Título Duração
    1. "1904" 1:16
    2. "Alien vs. Predator Main Theme" 3:29
    3. "Antarctica" 2:19
    4. "Bouvetoya Island" 2:09
    5. "Down The Tunnel" 1:02
    6. "Hanging Bodies" 1:46
    7. "Southern Lights" 1:39
    8. "Predator Space Ship" 1:12
    9. "The Pyramid" 1:11
    10. "Temple" 1:11
    11. "Dark World" 2:56
    12. "History of the World" 3:21
    13. "Alien Fight" 3:14
    14. "I Need This" 1:45
    15. "Weyland´s End" 0:56
    16. "Alien Queen" 1:36
    17. "Showdown" 3:23
    18. "The End...Or Maybe Not" 3:31

    Bilheteria

    Alien vs. Predator foi lançado na América do Norte na data de 13 de agosto de 2004 em 3395 cinemas. O filme arrecadou 38,2 milhões de dólares no seu final de semana de estreia, conseguindo uma média de 11.389 dólares por cinema, sendo o número um em bilheteria. Ficou 16 semanas em cartaz nos cinemas e arrecadou 80.281.096 dólares na América do Norte.Internacionalmente, arrecadou 92.262.423 de dólares, sendo 9 milhões no Reino Unido, 16 milhões no Japão e 8 milhões na Alemanha.

    Totalizando um faturamento de 172.543.519 de dólares, a maior arrecadação, até então, de um filme das franquias "Alien e Predador", apesar de, apenas considerando a bilheteria americana, "Alien" ter arrecadado mais. Em 2004, Alien vs. Predator foi o trigésimo-terceiro filme com maior arrecadação do ano.

    Críticas

    Os críticos não foram autorizados a ver o filme com antecedência, mas uma vez que eles o fizeram a resposta, em geral, foi negativa. As principais críticas ao filme foram em relação aos diálogos considerados pobres e superficiais, aos personagens considerados artificiais e edição acelerada durante as sequências de luta. A iluminação também foi criticada, bem como, a edição do filme para ganhar classificação PG-13, que censura o filme para menores de 13 anos. Todavia, os efeitos especiais e a cenografia receberam vários elogios.

    Críticos como Rick Kisonak da revista eletrônica Film Threat, Ian Grey do semanal Orlando Weekly e Staci Layne Wilson do site Horror.com elogiaram o filme dizendo que era um filme descontraído e divertido, entretanto, a maioria dos críticos fez uma análise negativa do filme.

    Michael Wilmington do jornal Chicago Tribune comentou que Alien vs. Predator, "estava cheio de clichês de filmes de monstros que faz o espectador rezar para que o resto do elenco morra o mais rápido possível, tirando-os (e o espectador também) daquela tormenta". Mathews do jornal New York Daily News comentou que Paul W. S. Anderson provavelmente criou o pior filme de ficção científica desde Battlefield Earth. Gary Dowell do Dallas Morning News alegou que o filme era um clara tentativa de reerguer duas franquias decadentes e Ed Halter do The Village Voice comentou que o filme abria portas para a produção de novas sequências, provavelmente, bem piores que o original.

    Em websites americanos, especializados em críticas, o desempenho do filme também não foi considerado bom, no site Rotten Tomatoes Alien Vs. Predator teve 22% de aprovação baseado em 137 críticas e, no site Metacritic, foi cotado em 29 pontos dentro de uma escala de 0 a 100, para essa cotação foram consideradas 21 notas dadas por críticos de importantes mídias americanas, como os jornais The New York Times e Los Angeles Times. Em setembro de 2009 no site brasileiro E-Pipoca o filme estava cotado com 5.2 pontos em uma escala de 0 a 10.

    Prêmios e Indicações

    O filme recebeu uma indicação ao Framboesa de Ouro em 2005 na categoria de "Pior Remake ou Sequência".

    Harald Kloser ganhou o BMI Film Music Award em 2005 pela trilha sonora de Alien vs. Predator, na mesma ocasião ganhou outro prêmio pela trilha sonora de O Dia Depois de Amanhã.

    Alien 5 e sequência

    Antes da 20th Century Fox autorizar a produção de Alien vs. Predator, o diretor/escritor da série AliensJames Cameron já estava trabalhando na história para o quinto filme da franquia. Ao saber que a Fox pretendia produzir o Alien vs. Predator, Cameron desistiu de trabalhar em sua história acreditando que isso acabaria com a credibilidade da franquia.Todavia, após assistir o filme, Cameron voltou atrás em sua declaração, afirmando que gostou muito do que assistiu. Em uma entrevista realizada em 2002, Riddley Scott (diretor de Alien) afirmou que, para o quinto filme da série, pretendia voltar ao local onde as criaturas foram vistas pela primeira vez e explicar como elas foram criadas , o que viemos a conhecer como Prometheus, lançado em 2012.

    Uma sequência intitulada, Aliens vs. Predator: Requiem, foi lançada em 25 de dezembro de 2007. Dirigido pelos irmãos Greg e Colin Strause, o filme continua a partir da conclusão de seu predecessor Alien vs. Predator.

    Lançamento em mídias domésticas

    Alien vs. Predator foi lançado em DVD na América do Norte em 25 de janeiro de 2005. O DVD continha duas faixas de comentários de áudio, a primeira apresentada por Paul W.S. Anderson, Lance Henriksen e Sanaa Lathan enquanto a segunda John Bruno (supervisor de efeitos especiais) e os fundadores da ADI, Alec Gillis e Tom Woodruff. Foram incluídos como extras do DVD uma gravação de 25 minutos apresentando o making of do filme e uma galeria com imagens da história em quadrinhos "AVP" da editora Dark Horse, além disso, foram acrescentadas três cenas deletadas do filme. No lançamento, Alien vs. Predator estreou, nos Estados Unidos, como o número um nos ranks de DVD´s mais vendidos e vídeo mais alugados.

    Em 7 de março de 2005, uma edição contendo dois discos foi lançada (extreme edition), trazendo cenas inéditas do making of, da pré-produção, produção, pós-produção e licenciamento do filme. Uma edição sem censura do filme (unrated edition) foi lançada em 22 de novembro de 2005, contendo os mesmos extras especiais da extreme editionacrescida de oito minutos de sequências inéditas do filme. O filme foi lançado, nos Estados Unidos, no format Blu-ray em 23 de janeiro de 2007.

    Predators ou Predadores, no Brasil e em Portugal) é um filme de ficção científicaação e terror de 2010 dirigido por Nimród Antal e produzido por Robert Rodriguez. O terceiro filme na série Predator, é estrelado por Adrien BrodyTopher GraceAlice BragaLaurence Fishburne e Danny Trejo.

    Royce (Adrien Brody) acorda e encontra-se pendurado de pára-quedas em uma selva desconhecida. Ele encontra vários outros que chegaram da mesma maneira, um assassino do cartel de drogas mexicano Cuchillo (Danny Trejo), um soldado da Spetsnaz, Nikolai (Oleg Taktarov), Isabelle (Alice Braga), uma atiradora das Forças de Defesa de Israel, Mombasa (Mahershala Ali), da Frente Revolucionária Unida, Stans (Walton Goggins) um condenado no corredor da morte, Hanzo (Louis Ozawa Changchien), um assassino da Yakuza e o médico Edwin (Topher Grace).

    Após o desembarque, eles descobrem que são todos assassinos armados e letais, com a exceção aparente de Edwin, embora ninguém sabe onde estão ou como chegaram lá. O grupo segue Royce, que Isabelle suspeita é um ex-soldado das operações especiais que se tornou mercenário. Na selva, encontram gaiolas vazias, plantas com um veneno neurotóxico que Edwin recolhe com o seu bisturi, e um soldado das forças especiais morto. Chegando a terreno mais elevado, olham para um céu alienígena e percebem que não estão na Terra.

    O grupo é atacado por um bando de bestas exóticas quadrúpedes, e Cuchillo é morto. O seu corpo é então usada como isca para atrair os sobreviventes a uma armadilha, mas evitam-na. Royce deduz que está num planeta usado como uma reserva de caça, onde os seres humanos são caçados como jogo. O grupo segue o rasto dos quadrúpedes até um acampamento onde encontram um Predador. Os "caçadores", três grandes predadores atacam o grupo. Mombaça é morto e o resto do grupo escapa. Isabelle revela que tem ouvido falar dos predadores antes, a partir de um relatório do único sobrevivente (Major Alan "Dutch" Schaefer do Filme O Predador) de uma equipe das Forças Especiais que encontrou na Guatemala em 1987.

    O grupo reúne-se a Noland (Laurence Fishburne), um soldado solitário que sobreviveu no planeta por "10 estações". No seu esconderijo, ele explica que os Predadores treinam as suas habilidades trazendo guerreiros e animais perigosos de outros mundos para o planeta para caçar. Noland também revela que há uma rixa de sangue entre os predadores maiores e os menores. Royce espera que, se o grupo poder libertar o predador menor sendo mantido prisioneiro no acampamento, pode levá-los casa usando nave espacial dos outros predadores.

    Quando o grupo adormece, Noland armadilha-os numa sala e tenta usar fumo para sufocá-los. Tendo ficado louco, ele planeia matá-los para servirem de alimento. Royce usa um explosivo para sair da sala, atraindo os predadores para o esconderijo. Noland tenta escapar, mas um predador mata-o. Na perseguição que se seguiu, Nikolai usa uma mina para matar um predador, sacrificando-se. Stans selvaticamente ataca outro predador com seu canivete, dando tempo aos outros para escapar, e é morto. Hanzo combate o terceiro Predator com uma catana, matando-o ao custo da sua própria vida.

    Royce, Isabelle e Edwin seguem para o acampamento dos Predadores, Edwin é ferido por uma armadilha. Quando Isabelle se recusa a abandoná-lo, Royce deixa-os para trás e são capturados pelo predador restante. Royce liberta o Predator menor e dirige-se para a nave onde os dois Predadores se confrontam. O predador maior mata o menor e destrói a nave quando ele decola. Enquanto isso, Edwin paralisa Isabelle com o veneno neurotóxico no seu bisturi e revela que na Terra ele era um assassino, e sente que ele se encaixa neste planeta entre os monstros. Royce aparece, nunca tendo embarcardo na nave, e apunhala Edwin com o seu próprio veneno, paralisando-o.

    Royce coloca em Edwin granadas explosivas, usando-o como isca para ferir o Predador. Enquanto Isabelle o cobre com a sua espingarda, ele passa a lutar contra o Predator com um machado e, eventualmente, decapita-o. Royce e Isabelle vêem os pára-quedas abrir à distância. Royce, presumindo que vão chegar em breve mais Predadores, para caçar nova presa, diz a Isabelle que devem encontrar uma outra maneira de sair do planeta, e fazem o caminho de volta para a selva.

    Elenco

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário.