Boa tarde
Internacional MaykonMaykon 25 Fevereiro 2019 (333)

Arma de sequestrador de avião em Bangladesh era falsa

Aeronave, da companhia Biman Bangladesh Airlines, tinha 134 passageiros e 14 tripulantes a bordo e havia partido de Daca com direção a Dubai

Arma de sequestrador de avião em Bangladesh era falsa

O homem que no domingo (24) tentou sequestrar um avião de uma companhia de Bangladesh com mais de cem passageiros a bordo e que foi morto pelas forças de segurança, usou uma "arma de brinquedo", informaram nesta segunda-feira (25) as autoridades.

"Até agora (a arma) parece falsa. O padrão de comportamento e as coisas sugerem que o homem estava psicologicamente desequilibrado", disse à Agência Efe o presidente da Autoridade de Aviação Civil de Bangladesh, vice-marechal M. Naim Hassan.

O avião, da companhia aérea nacional Biman Bangladesh Airlines, com 134 passageiros e 14 tripulantes a bordo, tinha partido de Daca com direção a Dubai, embora antes deveria fazer escala no aeroporto de Chittagong, no sudeste do país.

No entanto, em pleno voo, o piloto avisou as autoridades aeroportuárias, informando que o avião tinha sido \"sequestrado\", o que deu início a uma operação militar.

 

Após a aterrissagem de emergência, os passageiros e a tripulação deixaram o avião em segurança, ficando no da aeronave apenas o sequestrador, de 24 anos, que estava armado unicamente com uma pistola.

Veículos de imprensa locais divulgaram versões relatadas pelos passageiros que viajavam na aeronave nas quais os mesmos asseguraram que escutaram disparos.

O vice-marechal Hassan, no entanto, explicou hoje que os passageiros, sob a tensão do momento, podem ter confundido o som.

As autoridades informaram ontem que o homem, que se identificou com o nome de Mahadi, exigiu "falar com a honorável primeira-ministra (Sheikh Hasina) e com sua esposa".

 

O Batalhão de Resposta Imediata (em inglês RAB) de Bangladesh informou hoje que a impressão digital do sequestrador, assassinado ontem pelas forças, mostrou registros criminais na sua base de dados.

"Segundo a informação na base de dados, o seu nome é Palash Ahmed", indicou à Efe o porta-voz do RAB Mizanur Rahman.

O agressor "era um passageiro da rota nacional Daca-Chittagong que ocupava o assento número 17A. Ainda estamos investigando detalhes de sua atividade criminosa", disse.

As autoridades de aviação civil de Bangladesh formaram um comitê de cinco membros para investigar o incidente.

"Até agora, sabemos que é uma pistola falsa, mas ainda estamos na etapa inicial da investigação", indicou Mokabbir Hossain, o chefe da investigação.

Há dois anos, Bangladesh já tinha recebido o primeiro aviso de que um atentado como este poderia ocorrer.

A polícia de Bangladesh deteve em 2017 um piloto da Biman Bangladesh Airlines acusado de um complô com vários radicais islâmicos para sequestrar ou derrubar um avião.

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário.